Depois da competição para o plano geral, no final de maio de 1951, para o Instituto de Jyväskylä de pedagogia, foram iniciados os trabalhos sobre os planos de cada um dos edifícios individuais que seriam adicionados ao complexo existente. O desenho em U formado pela implantação dos edifícios organiza um espaço central aberto, que recebe um campo de esportes que serve ao conjunto.
Os edifícios na área do campus incluem alojamento (agora o Jvaskyla University Museum), Hall de Estudantes (hoje o departamento de línguas), refeitórios estudantis, o Edifício Principal, Piscina de Natação, Edifício de Educação, e Biblioteca.
A construção da escola de formação iniciou-se num cume de pinheiros próximo ao centro da cidade. O complexo foi implantado no ponto mais alto do terreno, procurando se adequar à paisagem natural.
Extensas fachadas dão ênfase à materialidade por meio da combinação entre tijolo, vidro e paredes brancas.
O edifício principal é composto por um auditório, uma ala retangular de três andares com salas de aulas, e outra para laboratórios, conectadas por um corredor. Pontos de vista da natureza também ganham ênfase no interior do edifício. Altos painéis de vidro mesclam interior e exterior.
A Biblioteca tem dois andares e uma cobertura plana, quase completamente sem janelas. A luz penetra apenas pelas seis claraboias ao longo da laje de cobertura.
- Ano: 1959
-
Fotografias:Nico Saieh